1- Whey Protein
O Whey Protein, como o próprio nome diz, é um suplemento à base de proteína. O produto possui aminoácidos essenciais que são rapidamente absorvidos pelo corpo, substâncias que participam de forma ativa na construção de músculos e tecidos. Ele vai te ajudar na recuperação muscular pós treino e evitando lesões. É o produto mais indicado para quem busca ganho de massa muscular e melhores resultados nos treinos.
Existem diversos tipos de Whey Protein, de diversas marcas e vários sabores diferentes. O que possibilita você escolher qual se adapta melhor.
Como usar: o modo de preparo é muito versátil e vai depender do seu gosto e necessidade. No geral recomenda-se diluir de 20 a 30 g do suplemento em água ou leite, mas você também pode diluí-lo em suco, vitaminas com frutas ou inventar receitas.
2- BCAA
Um suplemento que contém aminoácidos essenciais para o organismo, como leucina e valina. Também é muito indicado para quem pratica atividades físicas regularmente, pois ajuda a melhorar o desempenho e atuando como fonte de energia, evitando a fadiga muscular durante o esforço físico.
Por melhorar a disposição durante as atividades físicas, o BCAA contribui para a formação e a manutenção da massa muscular, ajudando a atingir resultados muito melhores.
Como usar: o produto pode ser encontrado como cápsulas ou pó, sendo indicado utilizar antes das refeições e após os treinos
3- Glutamina
A glutamina é um aminoácido já produzido pelo nosso corpo, no entanto, a suplementação dela traz diversos benefícios. Ela auxilia no aumento das reservas de glicogênio muscular, ajudando a evitar que o organismo queime massa muscular para gerar energia, proporcionando maior disposição nos treinos e aumento dos músculos. Esse produto também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, servindo de fonte energética para células de defesa do organismo.
Como usar: a quantidade varia de acordo com a sua necessidade e objetivo. É recomendado ingerir de 2 a 3 vezes ao dia, com uma dose máxima de 15.
4- Creatina
A creatina é um aminoácido sintetizado no nosso organismo a partir do consumo de proteína animal. É utilizada pelo tecido muscular para produzir um precursor de ATP, a fonte de energia essencial para a contração muscular. A suplementação de creatina pode ajudá-lo a levantar mais peso ou fazer mais repetições, prevenindo cãibras e lesões durante os exercícios.
Como usar: esse suplemento pode ser encontrado em cápsulas ou pó, podendo ser consumido antes ou depois dos treinos. Também pode ser ingerido junto com a principal refeição do dia, auxiliando, assim, na absorção das substâncias.
5- Termogênico
Os termogênicos são muito conhecidos por ajudar a queimar gordura e melhorar o desempenho nos treinos. O mais famoso entre eles é a cafeína, utilizada por atletas para aumentar o metabolismo e melhorar os níveis de energia. Utilizar esse suplemento antes dos treinos pode ajudar a aumentar o foco e disposição, além de evitar dores pós treinos e cansaços extremos. Com o uso contínuo, o termogênico vai acelerar o metabolismo aumentando o gasto de calorias e a queima de gordura pelo corpo, contribuindo para o emagrecimento.
Como usar: deve ser consumido durante o dia, evitando o período noturno para não atrapalhar o sono. A quantidade a ser consumida, vai depender da concentração das substâncias do suplemento dentro das cápsulas, líquidos ou na forma em pó, mas na maioria das vezes, são entre 2 a 3 cápsulas ao dia.
6- Beta Alanina
A Beta Alanina é muito utilizada como pré-treino para quem busca melhorar a performance durante exercícios físicos, tendo papel de destaque em treinos de resistência e alta intensidade. É um suplemento que também auxilia na diminuição de fadiga muscular, otimizando o tempo de recuperação. É muito utilizado por atletas que treinam intensamente por um longo período de tempo.
Como usar: esse suplemento pode ser encontrado na composição de diversos pré-treinos ou individualmente. Pode ser ingerido durante as refeições ou antes dos treinos, para um melhor resultado. A quantidade irá variar de acordo com a concentração em cada produto, mas não se recomenda mais de uma vez por dia.