Qual é a importância?
A nutrição é responsável por oferecer ao corpo todos os nutrientes necessários para suprir o organismo. Principalmente no caso de atletas, o rendimento esportivo pode ser afetado pela má qualidade do seu plano nutricional, excesso ou déficit na ingestão e consumo desordenado de alimentos. Essa questão pode influenciar nos mais diversos benefícios para o nosso corpo, como por exemplo:
- Manter e regular o metabolismo
- Prevenir os desgaste de cartilagens e ossos;
- Contribuir para a recuperação do corpo após o treino;
- Fornecer energia;
- Ajustar a quantidade adequada de nutrientes para a prática de exercícios;
- Evitar a perda de massa magra, como os músculos;
- Ajudar a diminuir as chances de lesões.
Como é aplicado?
A dieta sugerida irá sempre depender de cada paciente, conforme o objetivo, corpo, peso e intensidade do esporte praticado. O nutricionista esportivo irá prescrever o plano alimentar com as quantidades de macro e micronutrientes adequadas de acordo com o tipo de atividade praticada pelo indivíduo, considerando os horários e a duração dos treinos para garantir o aporte de energia e de proteínas para a recuperação muscular, evitando a perda de massa magra. As necessidades nutricionais, em termos calóricos, correspondem a um consumo que se situa entre 37 e 41kcal/kg de peso/ dia. Contudo, a depender dos objetivos, a necessidade calórica pode apresentar variações mais amplas entre 30 e 50kcal/kg de peso/dia.
Os profissionais de nutrição esportiva também são responsáveis por, em alguns casos, indicar quais são os suplementos ideais para o paciente de acordo com sua necessidade, sendo de extrema importância principalmente para atletas.
Um suplementos indicado é o Ômega 3, pois além dos diversos benefícios que ele possui no corpo, também serve para reduzir o nível de estresse oxidativo em atletas, por possuir ação anti-inflamatória e antioxidante. Outro muito indicado também é a glutamina, principalmente para atletas de alta performance, pelo fato de ajudar a melhorar o rendimento e evitar lesões nos tecidos musculares.
Porém os suplementos ideais vão depender de cada pessoa, o nutricionista que fará o papel de indicar qual é o necessário para a dieta.